Por solicitação da UCC de Redondo, divulgamos:
Atualizado em 07/04/2022Abril é o mês Internacional da prevenção dos maus tratos na infância
Um problema que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizam-se como “abusos ou maus-tratos às crianças, todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.
Os maus-tratos constituem-se como grandes problemas para o desenvolvimento das crianças, repercutindo-se ao longo da sua vida. Destaca-se a depressão, agressividade, abuso de drogas, problemas de saúde, mesmo anos depois de terem cessado os maus-tratos.
Todas as crianças têm o direito a crescer em ambientes seguros e protetores e que cada um de nós tem um papel a desempenhar.
A par com o trabalho desenvolvido por diversas entidades locais e nacionais, como Serviços de Saúde, Centro de Saúde – Núcleo de apoio a Crianças e Jovens em Risco, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e as Comissões de Proteção a Crianças e Jovens, divulgamos o “Calendário dos Afetos 2022” e lançamos o desafio a todas as famílias para que realizem com as suas crianças a atividade proposta para cada dia, criando bons momentos que permitem aumentar os laços de afetividade e promover momentos de alegria e criatividade.