Câmara Municipal de Redondo assinalou Dia Internacional dos Museus
Atualizado em 02/11/2021Celebrou-se o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, e a Câmara Municipal de Redondo comemorou a efeméride no último fim-de-semana, numa altura em que estes “arquivos” de arte, memórias, história e tradições se reerguem e reinventam face à crise provocada pela pandemia.
O programa arrancou, no sábado, com uma oficina que consistiu na criação de molduras em papel, na Oficina das Ruas Floridas.
O domingo comemorativo começou cedo com o passeio pela tradição oleira de Redondo “Em cada esquina uma olaria, em cada chaminé uma cantarinha”.
À tarde, através de uma demonstração ao vivo, Luís Carlos Rosado e Francisco Rosado (da Olaria Xico Tarefa) trabalharam o barro, acompanhados com animação musical a cargo de Z Sax e das vozes das Cantadeiras de Redondo, no Museu do Barro.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado, todos os anos, a 18 de maio. A efeméride foi criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de alertar a sociedade para uma reflexão profunda sobre a importância do papel dos museus para o seu desenvolvimento.
Este ano, o ICOM desafiou os museus, profissionais e comunidades a “criar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais”.
Veja aqui mais fotos.