Os “Reis” voltam ao concelho para cantar e celebrar a tradição
Atualizado em 12/01/2026“(…) O Menino chora, chora
Porque anda descalcinho
Haja quem lhe dê as meias
Que eu lhe dou os sapatinhos (…)”.
Este foi um dos “hinos” que foi ouvido, no dia 05 de janeiro, em Redondo… foi cantado por homens e mulheres que, com a tradição na voz e envergando capotes alentejanos, percorreram as principais ruas da Vila.
As Cantadeiras de Redondo e o Grupo de Cantadores do Redondo entoaram cânticos de adoração ao Menino e de votos de um próspero Ano Novo, e marcaram presença em alguns espaços emblemáticos da Vila. Foi na Praça da República, com um lume de chão a aquecer a noite fria, que culminou o evento.
O Agrupamento 655 de Escuteiros de Redondo e alguns espontâneos também se juntaram à celebração que se cumpriu à mesa, entre momentos de amizade e de confraternização, perpetuando a identidade e as raízes redondenses.
Também na Freguesia de Montoito, mulheres, homens, jovens e crianças juntaram-se no dia 06 de janeiro, e percorreram ruas, associações e cafés para cantar os Reis.
Mantendo vivas as memórias coletivas e celebrando a herança cultural, os grupos entoaram cânticos e desejos de um feliz 2026.
Cumpriu-se, mais uma vez, uma tradição profundamente enraizada no concelho, vivida, todos os anos, com grande afeição e entusiasmo. O programa comemorativo dos Reis na Freguesia incluiu ainda a oficina de expressão plástica “Coroas de Reis/ Rainhas”, na Biblioteca/ Centro Lúdico de Montoito.
Veja aqui mais fotos.