Obra “Camões.Exe” vence 30º Prémio Literário Hernâni Cidade
Atualizado em 30/10/2025A iniciativa, este ano teve como tema “Camões”, com modalidade livre, e contou com a Junta de Freguesia de Redondo e a Adega Cooperativa de Redondo como entidades parceiras. Este projeto visa honrar a memória do professor, escritor, ensaísta, historiador e crítico literário Dr. Hernâni Cidade, incentivar a produção literária, bem como estimular o gosto pela escrita e leitura.
Thaise Nascimento Cunha (Brasil) arrecadou o Prémio Literário Hernâni Cidade, com a obra “Camões.exe”, nesta que foi a trigésima edição.
Daniel de Campos (Camarate) conquistou o 2º prémio, com o trabalho “Camões e o interior: onde a voz não morre”, e o 3º lugar foi ocupado por João Roque (Gafanha da Nazaré), com a obra “À moda de Camões”.
Foram também atribuídas menções honrosas às obras “Porque ainda amamos Camões”, de Kamila Prado (Brasil); “O último poema de Camões”, de Ilda Carinhas (Loures); e “O meu primeiro Camões”, de Paulo Carreira (Batalha).
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu, no último sábado, no Auditório do Centro Cultural e contou, mais uma vez, com a presença de familiares de Hernâni Cidade, nomeadamente a neta Margarida Theias que, amavelmente, leu o texto “Um mestre de Humanidade”, de António Sérgio, dirigido ao avô. O evento foi abrilhantado com momento musical protagonizado por Rita Justa e David Ferreira.
Concorreram a este galardão, instituído pelo Município, através da Biblioteca Municipal, 244 obras, oriundas de três continentes diferentes, que foram avaliadas pelos jurados José Calado, José Miguel Inverno e João Azaruja.
Veja aqui mais fotos.
 
																											