Sociedade do Bem apresenta livro sobre as emoções no CCR
Atualizado em 21/02/2022Alegria. Tristeza. Raiva. Medo. Surpresa. Inveja. Amor. Gratidão. Saudade. Ciúme. Estas foram algumas das emoções que foram encenadas em três peças de teatro, cujo elenco reuniu os alunos das turmas A, B e C do 6º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, em Redondo, e subiu ao palco, na última quarta-feira, à margem da apresentação do livro “Quase tudo sobre as tuas emoções”.
A obra infantojuvenil, com textos de Susana Pedro, ilustrações de Paulo Galindro e o contributo dos alunos envolvidos neste projeto, surge no âmbito da iniciativa “Aprender a Incluir”, promovida pela Sociedade do Bem e inserida no Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central – Transforma – da CIMAC, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Comissão Nacional da CPCJ.
O livro foi fruto do trabalho desenvolvido com as crianças do 2º ciclo das escolas do Distrito de Évora, entre as quais Redondo, com o objetivo de desenvolver a sua criatividade, autoestima e inteligência emocional e social.
O resultado deste trabalho está à vista e em forma de livro. A apresentação contou com a presença da autora e Presidente da Sociedade do Bem, sediada em Évora, cuja missão passa por promover a empatia e o saber “colocar-nos no lugar do outro”. As palavras foram de Susana Pedro que sublinhou a importância desta obra cujo propósito é “potenciar a inclusão”, de forma “divertida e apelativa”. Através de videoconferência, o ilustrador Paulo Galindro juntou-se à sessão, revelando que lhe dá muito gozo “ilustrar as emoções, sobretudo as facetas do amor” e deixando um incentivo aos jovens para não terem medo de errar.
Também presente no evento, Sónia Andrade, Diretora do Agrupamento de Escolas de Redondo, considerou que o livro é “encantador”, lançando o desafio aos alunos presentes a “expressarem sempre o que sentem, a elogiar e a colocarem-se no lugar do outro”. Elísio Gala, Professor na Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade, destacou o enorme contributo de uma obra que explica as emoções, e Marco Delgado, em representação do município, elogiou o projeto, deixando uma palavra aos jovens. “Acreditem sempre nas capacidades que têm”, concluiu. No final da sessão, os cerca de 50 alunos presentes deixaram uma mensagem num livro de honra e foram brindados com um autocolante e um íman da Sociedade do Bem.
Veja aqui mais fotos.