Surto de Língua Azul inviabiliza a Mostra Agro-Pecuária da Feira de S. Francisco
Atualizado em 02/10/2024A Câmara Municipal de Redondo é a entidade responsável pela organização da Feira de S. Francisco. Nos últimos anos, e numa lógica de manter a tradição, a tradicional “Feira do Gado” foi substituída por uma “Mostra Agro-Pecuária”, correspondendo assim à evolução dos tempos e às exigências sanitárias e de bem-estar animal.
A “Mostra Agro-Pecuária” tornou-se num dos cartões de visita da Feira de S. Francisco, promovendo o contacto entre profissionais da Agricultura e pecuária, fazendo as delícias das crianças que pedem sempre para “ir ver os bichos” e servindo inclusive de anfitriã para o Concurso de Jovens Reprodutores Ille-de-France e P3, duas raças de ovinos de extrema importância na nossa região.
No entanto, este ano a Câmara Municipal tomou a decisão de não a realizar. O aparecimento de um surto de Febre Catarral Ovina (vulgo Língua Azul) detectado pelas autoridades sanitárias no passado dia 13 de Setembro, condicionou e muito, o maneio e a circulação de todos os animais que possam contrair a doença, nomeadamente os ruminantes (ovinos, bovinos e caprinos).
O EDITAL nº 81 de 2024, publicado pela DGAV no passado dia 14 de Setembro é bem claro no que toca às restrições e aos riscos associados ao maneio e circulação deste tipo de animais. Por isso mesmo, numa atitude profiláctica e a pensar na segurança dos nossos produtores e agricultores, bem como na segurança dos seus efectivos, a “Mostra Agro-Pecuária” de 2024 ficou de tal maneira condicionada, que ficou sem efeito.
Agradecemos a compreensão de todos os visitantes e mais ainda a compreensão daqueles que desde sempre se mostraram disponíveis para colaborar na mesma: agricultores, produtores de gado e empresas do sector.
Sabemos que é uma medida algo desapontante para quem nos visita, mas temos a certeza que é a melhor decisão no que toca à segurança sanitária de todos os envolvidos.