Verão Arqueológico – final de campanha
Atualizado em 16/09/2025Terminou a 29 de Agosto, mais um Verão Arqueológico em Redondo, que havia tido início em 1 de Junho. Uma vez mais a nossa terra foi o centro de uma experiência arqueológica e cultural para mais de uma centena de jovens voluntários de cerca de uma dezena de países. Através de financiamentos institucionais ou mesmo pessoais, a vinda destes voluntários permite desenvolver um relevante conjunto de intervenções arqueológicas que nos ajudam a conhecer o Passado de Todos os redondenses.
Em Junho os trabalhos arqueológicos desenvolveram-se na Villa Romana de Santa Susana, em colaboração com Emma Ljung da Univerisdade de Princeton. Este ano o principal foco foi a investigação de um grande celeiro de época romana, que faz jus à riqueza cerealífera da envolvente.
Em seguida arrancaram os trabalhos da igreja Paleocristã de Nossa Senhora do Freixo em coordenação com Brandon Lewis, de Santa Monica College, Califórnia. Uma vez mais foram intervencionados enterramentos provavelmente do séc. VI/VII, nos quais se identificaram os primeiros enterramentos femininos.
Por fim, demos início ao Projecto do Castelo Velho da Serra d’Ossa, da Idade do Bronze, em coordenação com Bianca Viseu, da Universidade de Lisboa.
Este projecto teve uma primeira intervenção exploratória no Castelo das Martes, seguindo-se para a continuidade das escavações no sítio homónimo do projecto.
Aqui, sempre em estreita ligação com a empresa Navigator, proprietária da área arqueológica, e que tem mantido a sua salvaguarda como área de conservação, os trabalho decorreram sempre com entusiasmo e segurança, apesar do contexto florestal.
O nosso Património Cultural, da Arqueologia à Gastronomia, do Património edificado ao Património Imaterial como a nossa tradição oleira ficarão certamente marcados na memória e mãos de todos aqueles que connosco patilharam a experiência.
Veja, abaixo, mais fotografias.