Skip to main content

Internacional Film Festival – HERITALES

Atualizado em 25/08/2020

A edição de 2017 está dedicada às comunidades sustentáveis. O Município de Redondo, parceiro do Heritales, acolhe duas sessões de cinema e debate.

No âmbito do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora) e da Cátedra UNESCO em Património Cultural e Saber-Fazer Tradicional surge o HERIATLES, que tem como finalidade a divulgação de narrativas de natureza fílmica, digital e gráfica que versem sobre o Património Cultural.
A edição de 2017 está dedicada às comunidades sustentáveis.

Sinopse:

Em Minas Gerais, no Brasil, o sino soa no ritmo da vida dos moradores das cidades históricas, anunciando tempo para trabalhar, descansar, rezar e comemorar. Mais de 40 anéis de sino diferentes são conhecidos na região e foram nomeados como Património Cultural Intangível Brasileiro. Os altifalantes de sino, personagens do topo das torres, são conhecidos por ter transformado sons de sino ao longo dos séculos de suas origens coloniais e os misturaram coma forte herança africana no Brasil. O documentário é uma representação poética da experiência religiosa na vida quotidiana.
O longa-metragem The Sound of Bells faz parte de um projeto documentado expandido, que é pioneiro no uso de novas mídias para a divulgação do património imaterial. A tecnologia digital pode apoiar uma maior valorização do património cultural, fortalecer o diálogo e a compreensão entre as culturas.Como as gerações mais jovens reagem, interagem ou criam novas maneiras de expressar seu património cultural? O projeto funciona com a combinação de memória e novas tecnologias, mapeamento de som e envolvimento da comunidade através de uma produção transmedia que inclui uma plataforma multimédia online com cartografia sonora e conteúdo inovador, documentário interativo,intervenções públicas audiovisuais em fachadas de igrejas e um áudio premiado Guia de aplicativos para dispositivos móveis.

Redimensionar o tamanho da letra
Contraste