Fragmentos da História Local
Atualizado em 23/02/2022O Arquivo Municipal de Redondo possui cerca de uma centena de cartazes dos espetáculos que eram realizados na vila, desde 1940.
Este cartaz, do Carnaval de 1955, mostra-nos que nesta data existia uma grande variedade de animação em torno do Carnaval. O Cine Capitólio era o palco de um aglomerado de redondenses que não perdiam uma novidade cultural.
Na Câmara Municipal, eram registadas as licenças para os bailes. Bailes em casas ou casões de particulares “abrilhantados por um tocador de harmonium”, “concertinista”, “tocador de acordéon”, orquestras e conjuntos. E bailes nas diversas associações, Sociedade Filarmónica Municipal Redondense, Sociedade Harmonia e Progresso Redondense, Redondense Futebol Club e Esplanada Rink. Nas aldeias há registo de bailes na Casa do Povo de Monte Virgem, Casa do Povo do Freixo, Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro de Aldeias de Montoito e Sociedade União Montoitense.
Não podemos deixar de referir as tradições culturais de origem popular, que caraterizam o espírito carnavalesco do concelho: o Dia dos Compadres e o Dia das Comadres.
Cota- PT/CMRDD/R/A/001/Cx001
Mais informações, em: https://www.cm-redondo.pt/municipe/cultura/fragmentos-da-historia-local/.