59 Alunos de todo o País participaram no 7º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”
Atualizado em 02/11/2021Realizou-se, este ano letivo, a 7ª edição do Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo” que, apesar da adversidade da pandemia da Covid-19 e também pelo ajuste feito nas escolas relativamente à participação dos alunos em atividades, os candidatos tiveram que realizar a sua participação através do envio de vídeos.
Participaram no concurso 59 alunos de vários Agrupamentos de Escolas de todo o País.
Para o Concurso deste ano, e por decisão unânime do júri, foi criada a categoria dos Alunos do Ensino Artístico, além da categoria já existente – Alunos da AEC de Ensino da Música. Para todos foram tidos em conta os respetivos níveis/ anos de escolaridade.
De salientar que já participaram nas sete edições do Concurso, de referência no panorama do ensino da música em Portugal e das Atividades de Enriquecimento Curricular, mais de 800 alunos de Agrupamentos de Escolas de todo o País.
O 7.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo” continuou com os objetivos de dar visibilidade ao trabalho realizado pelos alunos, nomeadamente na área de ensino da música do 1º ciclo, proporcionando a oportunidade e o reconhecimento aos participantes que, ao longo do ano letivo, manifestaram competências essenciais ao nível da interpretação instrumental de participarem num concurso que lhes exige responsabilidade, dedicação e gosto pela música.
A iniciativa visa ainda criar rotinas de prática instrumental, utilizando para as respetivas interpretações a Flauta de Bisel.
Do júri do concurso fizeram parte o Dr. Alexandre Vieira, da seção cultural da Câmara Municipal de Redondo e do Projeto de percussão tradicional Tomba Lobos da Fénix – Associação de Músicos de Redondo; o Maestro Damien Nunes, da Banda e do Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense (SFMR); o professor Pedro Sousa, da seção dos metais da Banda da SFMR, professor de Formação Musical e do projeto Tomba Lobos da Fénix; e o professor Gonçalo Vidigal, responsável pela docência da classe de percussão da Escola de Música da SFMR e da Fénix.
A Câmara Municipal de Redondo congratula todos os participantes e respetivos professores pelo nível artístico e qualidade do trabalho apresentado.
A entrega dos prémios do Concurso será efetuada em data a anunciar.
Assista abaixo aos vídeos:
Categoria – AEC de Ensino da Música
Resultados Finais – Nível 1 – 1.º Ano
1.º Classificado – Filipa Ananias Almeida (Escola Básica Frei Manuel Cardoso – Fronteira – 204 Pontos)
2.º Classificado – Dinis Afonso Silveira Matias (Escola Básica Frei Manuel Cardoso – Fronteira – 190 Pontos)
3.º Classificado – Miguel Mariano de Sousa (Agrupamento de Escolas de Redondo – 182 Pontos)
Consulte aqui todas as classificações.