Skip to main content

Noite de Reis no Concelho de Redondo

Atualizado em 30/06/2021

A vida de ​Redondo celebra a Noite de Reis, no dia 5 de janeiro, pelas 21h30m na Praça da República, na continuidade de uma das mais enraizadas tradições Redondenses

​A vila de Redondo celebra a Noite de Reis, no dia 5 de janeiro, pelas 21h30m na Praça da República, na continuidade de uma das mais enraizadas tradições Redondenses, os grupos de Cantadores e Trovadores de Redondo, o grupo de Cantadeiras de Redondo, o Agrupamento 655, entre outros espontâneos que enriquecem a diversidade na celebração, aproveita-se a noite para confraternizar e interpretar os cantares ao “menino” e outros temas.

Não se deixando vencer pelo frio que se faz sentir, nesta época do ano, os cantares prolongam-se pela noite dentro numa oferta partilhada por todos os presentes, regada entre o bom vinho que lhes aquece o coração e a proximidade ao tradicional megalume de Redondo. Num dos rituais mais antigos desta tradição, Redondo acolhe ainda os grupos espontâneos de cantares, que de porta em porta, vão cantando as Janeiras, e recebendo em troca oferendas dos moradores.

Montoito celebra os Reis a 6 de Janeiro que se inicia no Largo da Junta, cerca das 18:30m com os seus participantes percorrendo as ruas entre cantares e breves paragens para retemperar as gargantas afinadas, terminando junto ao presépio e assinalando assim desta forma a data e a tradição.

O Povo do Concelho de Redondo preserva desta forma as suas heranças culturais, reforçando a sua identidade coletiva e permitindo que as novas gerações testemunhem este legado cultural.