Danças com História revisitou o período quinhentista em Redondo, em pé-de-dança
Atualizado em 28/08/2020 publicado em 4 de julho de 2017
Início > Notícias > Danças com História revisitou o período quinhentista em Redondo, em pé-de-dança
No dia 1 de julho, as comemorações dos 500 anos dos forais das vilas de Redondo e Montoito motivaram a realização da iniciativa Danças com História…
No dia 1 de julho, as comemorações dos 500 anos dos forais das vilas de Redondo e Montoito motivaram a realização da iniciativa Danças com História, dinamizada pela associação cultural do mesmo nome, na Praça da República, às 19h30, numa clara representação histórica das danças da época.
Assim, a Praça da República deixou-se transportar numa viagem mítica convidando à redescoberta dos trajes e das danças características do período quinhentista, tendo sempre como linha orientadora o respeito pelo tempo e o rigor.
Deste modo, ao fazer uma contextualização daquele período em concreto, o arauto deu assim o primeiro passo para uma sessão de danças que se prolongou por quase uma hora apresentando um número aproximado de dez casais – e alguns bailarinos de ocasião – que dançaram e encantaram o público presente. A Pavana, a Galharda e a Dança da Flor foram alguns dos estilos revisitados.
Como tal, nem Dom Manuel I, o Afortunado, quis faltar a par de outras figuras intemporais que contribuíram para que neste sábado, o primeiro de julho, o concelho de Redondo ficasse para a história.