Skip to main content

Exposição “Pequeníssimas Viagens – Armando Carmelo” | de 10 de fevereiro a 31 de março | Centro Cultural de Redondo

Atualizado em 02/02/2024

Armando Carmelo, esteve, desde sempre com entusiasmo vibrante, ligado a inúmeras iniciativas culturais na vila de Redondo, muitas das quais ajudou a criar e a subsistir, mercê do empenho pessoal e desinteressado que sempre demonstrou.

A exposição “O homem a cultura e as artes” é um dever de gratidão para com o Professor Armando Carmelo, quer pelo seu transversal legado cultural, quer enquanto homem que emprestou ao Redondo (terra do seu avô paterno), anos a fio o seu saber ao serviço da educação do livro e das artes, na terra de Hernâni Cidade.

Iluminou com uma visão de larga modernidade na cultura local, mas sempre assente numa matriz universalista alentejana como artesão do pensamento.

A bagagem cultural é um processo de construção, que pode ser entendido como o fenómeno coletivo no repositório de aprendizagens, fundamentadas na memória e na pesquisa permanente.

Os testemunhos dão continuidade às tradições e são ao mesmo tempo alicerces identitários de coesão cultural. No fundo, todos temos necessidade de dizer quem somos, nem que seja como forma de eternidade.