Redondo já conta com Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
Atualizado em 02/11/2021Já foi instalada a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Redondo. É a 311ª instituição oficial não judiciária e com autonomia instalada em Portugal, cuja missão passa por promover os direitos e a proteção das crianças e jovens, assim como prevenir e atuar, com independência, em situações que coloquem em risco a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A cerimónia de instalação decorreu no Auditório do Centro Cultural, precisamente no Dia Mundial da Criança, e foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto, e pela Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Maria do Rosário Farmhouse.
O início do evento ficou marcado pela atuação dos alunos da turma do 4º A da AEC de Música, que, mostrando os seus dotes musicais e com orientação do professor José Rui do Monte, brindaram todos os presentes com interpretações com recurso à flauta de bisel, cujo reportório foi desde o clássico eternizado por Céline Dion, “My Heart Will Go On”, até ao tema “Canção do Dia da Criança”.
Seguiu-se a tomada de posse e a assinatura da Ata de Instalação da CPCJ de todos os representantes das entidades do concelho que vão trabalhar diretamente junto deste público: Município de Redondo; Centro Distrital de Segurança Social de Évora; Agrupamento de Escolas de Redondo; Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACES – Alentejo Central; Instituições Particulares de Solidariedade Social – Centro Infantil Nossa Senhora da Saúde; Instituto de Emprego e Formação Profissional; Associação de Pais e Encarregados de Educação de Redondo; Associações Culturais e Desportivas do Concelho de Redondo – Banda da Sociedade Filarmónica Municipal Redondense; Agrupamento de Escuteiros 655 de Redondo; GNR; e quatro cidadãs eleitoras designadas pela Assembleia Municipal de Redondo.
Depois da assinatura da Ata também por parte de António Recto e Maria do Rosário Farmhouse seguiram-se os discursos.
Garantindo que desde sempre a autarquia teve uma preocupação acrescida com as questões sociais do concelho, o Presidente da câmara municipal sublinhou que “achámos que podíamos ir mais além e contribuir, de uma forma mais eficaz e assertiva, no bem-estar das nossas crianças e procurar meios de proteção”, por isso “estamos todos a assumir um grau de responsabilidade enorme”.
Felicitando e desejando o maior êxito nesta missão a todos os membros da Comissão, o autarca espera dedicação, empenho e eficácia na procura de soluções, alicerçadas no interesse máximo das crianças e jovens.
“É um dia de festa”. Foi assim que a Presidente da CNPDPCJ deu início ao seu discurso, destacando que é com “muito carinho e paixão” que recebe a Comissão de Redondo na “família” da Comissão Nacional.
Referindo que “o concelho que melhor investir nas suas crianças”, será o concelho que “melhor investe no seu futuro”, a responsável deseja que esta equipa agora formada “encontre momentos de grande união e que se deixe contagiar pelo ADN das Comissões de Proteção”, baseado numa “missão muito feliz”.
Encorajando a nova Comissão para a “resiliência” necessária perante a adversidade muitas vezes encontrada nesta caminhada, Maria do Rosário Farmhouse espera que seja um percurso que “valha a pena e que faça a diferença todos os dias”.
Citando Fernando Pessoa – “Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…” -, a Presidente da CNPDPCJ deseja que a nova equipa “possa limpar todas as pedras do caminho de todas as crianças e jovens e possa construir muitos castelos e um futuro melhor”.
Em jeito de conclusão, a responsável, visivelmente emocionada, salientou a imagem que esteve na base desta cerimónia, alusiva à obra “O Principezinho” e que “nos ensinou que o ´essencial é invisível aos olhos´. Que estejamos atentos aos sinais, e neste caso estamos a falar de saúde, segurança, formação, educação e bem-estar das crianças e jovens do concelho, pois quanto mais prevenimos mais protegemos”.
A cerimónia terminou com uma visita de todos os presentes às instalações da CPCJ de Redondo, sitas na Rua José Manoel do Monte, nº 6, na sede de concelho.
De referir ainda que o evento cumpriu todas as normas de segurança e recomendações da Direção-Geral da Saúde, com medição da temperatura, uso de máscara e distanciamento físico.
Consulte mais informações em: https://www.cm-redondo.pt/municipe/conselhos-e-comissoes-municipais/.
Veja aqui mais fotos.